sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário Céptico

Busca no Dicionário Céptico




Busca Avançada

vertline.gif (1078 bytes)

ondas alfa

As ondas alfa são tensões elétricas oscilantes do cérebro. Elas oscilam na faixa de 8 a 13 ciclos por segundo. Por ocorrerem em estados de relaxamento, como a meditação ou o transe hipnótico, elas têm sido equivocadamente identificadas como algo desejável. As ondas alfa também ocorrem sob condições desagradáveis e quando a pessoa não está relaxada. Elas não são uma medida da paz e da serenidade, nem indicativas de um estado alterado da consciência, mas indicativas de processamento visual: quanto menor o processamento visual, mais fortes são as ondas alfa. Se você fechar os olhos e não pensar profundamente, nem se concentrar em imagens vívidas, suas ondas alfa geralmente serão bem fortes.

Não há nenhuma prova de que "Quando adormecido, o cérebro entra em um modo de "reparo e reconstrução" sob a energia das ondas alfa," como afirma o anúncio de um suplemento de proteínas. Nem existem indícios de que o cérebro seja mais perceptivo ou produtivo quando está produzindo ondas alfa. É possível, no entanto, que uma pessoa aprenda a controlar um computador usando suas ondas alfa e mu (as últimas parecem estar associadas ao córtex motor, pois diminuem com o movimento ou com a intenção de se mover).


leitura adicional

Beyerstein, Barry. "Altered States of Consciousness [Estados Alterados da Consciência]," em  The Encyclopedia of the Paranormal, editada por Gordon Stein (Buffalo, N.Y.: Prometheus Books, 1996).

Beyerstein, Barry. "The Myth of Alpha Consciousness [O Mito da Consciência Alfa]" Skeptical Inquirer, 10, no. 1 [1985].

©copyright 1998
Robert Todd Carroll

traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2000-10-18

Índice