Atlantida

Uma ilha lendaria no Atlantico  a oeste de Gibraltar. Segundo Platão era a utopia, e afundou-se no mar durante um terramoto.

Algumas teorias colocam-na na ilha de Thera. Thera é uma ilha grega no mar Egeu, que foi devastada por uma erupção vulcanica em 1625 a.C. Anteriormente era associada à civilização cretense.

O homem que nos deu o Triângulo das Bermudas e a Arca de Noé (The lost ship of Noah : in search of the Ark at Ararat (New York: Putnam, 1987)) tambem nos deu Atlantida: Charles Berlitz. Pode ler Doomsday, 1999 A.D. (Garden City, N.Y.: Doubleday, 1981). Vem com mapas e desenhos de J. Manson Valentine. Mas para investigar a sério o mito deve ler Ignatius Donnelly's Atlantis: the Antediluvian World (1882). Inicia-se com o argumento de que o mito de Platão é História. Esta teoria tem seguidores ainda hoje. Outros como Kenneth L. Fedder, desmontaram estas teorias.

A Atlantida não é apenas um continente perdido. Segundo alguns existia aí uma civilização avançada com tecnologia desenvolvida. LewisSpence, um mitologista escocês que usa "inspiração" em vez de investigação cientifica, atribui as pinturas rupestres do Cro-Magnon na Europa a atlantes deslocados do seu continente. Helena Blavatsky e os teosofistas do século19 inventaram a ideia de que os Atlantes tinham aviões e explosivos. Inventaram tambem Mu, um continente perdido no Pacifico. Temos tambem Edgar Cayce, que afirma conhecer textos atlantes através da mente e que o assistem nas profecias e curas. E agora J.Z. Knight's que canaliza o espirito Ramtha de Atlantida.

Não existe nenhuma evidencia arqueológica ou geológica quer para a Atlantida, quer para Mu. Parafraseando  Whitehead, a crença na Atlantida é uma nota de rodapé em Platão.


Links

Atlantis, editado por Isaac Asimov, Martin H. Greenberg e Charles G. Waugh (New York: New American Library, 1988).

de Camp, L. Sprague, Lost Continents: the Atlantis Theme (New York: Ballantine, 1975).

Feder, Kenneth L. Frauds, Mysteries and Myths, ch. 8, (Mountain View, California: Mayfield Publishing Co., 1990). 

Gardner, Martin. Fads and Fallacies in the Name of Science (New York: Dover Publications, Inc., 1957), ch. 14. 

Pellegrino, Charles. Unearthing Atlantis - An Archaelogical Odyssey, (New York: Random House, 1991).

Vitaliano, Dorothy B. Legends of the Earth: Their Geologic Origens (Bloomington, Indiana: Indiana University Press, 1973).

recuarhome