Corpo de Jesus

A história das reliquias vem de longe. Duas igrejas disputaram a "autentica" cabeça de S. João Baptista. Só na Alemanha, queixava-se Lutero, estavam enterrados os corpos de 18 apóstolos!! O nosso Eça no século 19 retratou na "Reliquia" esse comércio. Mas, se o valor da reliquia dependia da santidade do defunto, a maior reliquia seria, sem qualquer duvida, o corpo de Jesus Cristo.

Mas aqui havia um grave problema! O Novo Testamento afirma claramente que após a Ressurreição, Jesus viajara com os discipulos e, enquanto os abençoava, elevou-se aos céus. Nada de corpo na Terra!! Mas a desilução só durou até alguém esperto se ter lembrado que Jesus, como um bom judeu, tinha sido circuncisado. Onde estava o prepúcio...?

A busca começou... Surgiram, não um, não dois, mas doze!!! Segundo James Bentley na sua obra "Restless Bones: The Story of Relics" A paróquia de Charroux insistia que Carlos Magno tinha dado ao seu abade o sagrado prepúcio. Ao mesmo tempo, a paróquia de Viterbo, ao norte de Roma, apresentava outro. Outro em Coulombe, Outro em Chartres, em Puy, Metz, Anvers, Hildesheim, Notre Dame-en-Vaux, ... Inocêncio III recusou julgar esta questão afirmando que só Deus sabia a verdade. Com o tempo Charroux venceu, e o Papa Inocêncio III (1523-1534) assinou uma bula atribuindo indulgências a quem visse a reliquia.

Mas, desastre!! A reliquia desapareceu, só voltando a surgir em 1856. Um trabalhador encontrou o relicário escondido atrás de uma parede quando executava obras. Talvez uma proteção durante as guerras religiosas. Uma nova igreja foi construida mas em 1900 o Vaticano  fartou-se, afirmando que a reliquia encorajava "curiosidade irreverente".

Contudo, uma igreja desafiou estas ordens até aos anos 80. Todos os anos, em Viterbo, a reliquia era exposta, durante as Festas da Circuncisão (claro). Mas em 1983 ladrões roubaram o precioso relicário e o seu conteudo. A policia nunca resolveu o caso. Alguem quer investigar?

céptico     


Bibliografia

"Restless Bones: The Story of Relics" de James Bentley

Richard Zacks: "An Underground Education : The Unauthorized and Outrageous Supplement to Everything You Thought You Knew About Art, Business, Crime, Science, Medicine..."

recuarhome