sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário do Cético

Busca no Dicionário do Cético




Busca Avançada

vertline.gif (1078 bytes)  

falácia do custo irrecuperável

Quando alguém faz um investimento sem esperanças de sucesso, às vezes raciocina: Não posso parar agora, ou vou perder tudo o que investi até aqui. Isso é verdade, claro, mas é irrelevante para se decidir se a pessoa deve continuar a investir no projeto. Tudo o que ela investiu está, de qualquer forma, perdido. Se não há expectativas de sucesso futuro para o investimento, o fato de que já se perdeu uma boa quantia deveria levar a pessoa à conclusão de que a coisa mais racional a se fazer é desistir do projeto.

Continuar a investir num projeto sem futuro é irracional. Tal comportamento pode ser uma tentativa de se adiar o enfrentamento das conseqüências de um mau julgamento. A irracionalidade é uma forma de se preservar a imagem, parecer entendido no assunto, quando na verdade se está agindo como um idiota. Por exemplo, sabe-se que Lyndon Johnson continuou enviando milhares e milhares de soldados ao Vietnã depois de ter determinado que a causa era impossível e que os EUA jamais conseguiriam vencer os Vietcongues.

Essa falácia também é conhecida como falácia do Concorde, em alusão ao método de financiamento do jato de transporte supersônico criado em conjunto pelos governos da França e da Grã-Bretanha. A despeito do fato de que o Concorde era bonito e tão seguro como qualquer meio de transporte a jato, sua fabricação era muito cara e sofreu com sérios problemas de marketing. Não houve muitos pedidos de compra para o avião. Embora fosse visível que não haveria como essa máquina dar lucro a ninguém, a França e a Inglaterra continuaram investindo cada vez mais e mais, para a tristeza dos contribuintes dos dois países.

leitura adicional

Belsky, Gary e Thomas Gilovich. Why Smart People Make Big Money Mistakes-And How to Correct Them: Lessons from the New Science of Behavioral Economics (Fireside, 2000).

Dawes, Robyn M. Everyday Irrationality : How Pseudo Scientists, Lunatics, and the Rest of Us Systematically Fail to Think Rationally (Westview Press, 2001).

©copyright 2002
Robert Todd Carroll

traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2003-12-15

Índice