sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário do Cético

Busca no Dicionário do Cético




Busca Avançada

vertline.gif (1078 bytes)  

deuses

Deuses são seres criados pelo homem, aos quais se creditam poderes sobrenatrais ou atributos como imortalidade, onisciência, telecinese, e invisibilidade. Essas criações têm vários propósitos, como o da proteção imaginária contra inimigos ou explicações para a origem de coisas como o bem e o mal, o fogo e o vento, ou a vida e a morte.

Os deuses muitas vezes são as figuras centrais em torno das quais se constroem as religiões. Alega-se freqüentemente que a religião tem origem no medo e na superstição. Pode-se dizer o mesmo dos deuses.

Algumas religiões sustentam haver um único Deus, e que todos os deuses de todas as religiões, exceto o delas, foram criados pelo homem. Mesmo assim, todos os que acreditam em algum tipo de deus crêem que seu deus é real.

Como deuses são sobrenaturais, podem existir ultrapassando as limitações e das leis do espaço e do tempo. De um conjunto infinito de poderes mágicos podem possuir qualquer deles. Assim, não há nenhuma maneira de se provar ou refutar sua existência real. Alguém poderia dizer: Se deuses existem, tudo é permitido!

Veja verbetes relacionados sobre ateísmo e teístas.

leitura adicional

©copyright 2003
Robert Todd Carroll

traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2003-05-16

Índice