Dr. Fritz

Dr.Fritz é um fantasma que invade o corpo de Brasileiros e torna-os curandeiros. A primeira vitima, Zé Arigó (1918-1971), informou o mundo de que estava a canalizar o Dr. Adolf Fritz, um médico alemão que morrera na Primeira Guerra Mundial. A procura deste Adolf Fritz foi menos bem sucedida do que a procura de Bridey Murphy. Nenhuma prova da existência dele foi encontrada. Não importa. A fé em curandeiros é grande no Brasil, e Arigó tornou-se famoso como curandeiro ou shaman. Pensou-se que estivesse possuido pelo demónio mas afinal era um médico alemão defunto que, por razões conhecidas apenas por Arigó e Deus, tomou o corpo de Arigóe começou a passar receitas ilegiveis a pessoas doentes. Só o irmão de Arigó, um farmaceutico, conseguia ler as receitas. Pessoas vieram para serem curadas pelo Dr. Fritz. A sua reputação aumentou quando alegadamente fez uma cirurgia psiquica e removeu um tumor do pulmão de um senador brasileiro. Durante vinte anos a fama de Arigó espalhou-se enquanto "curou" milhares de pessoas, incluindo a filha do presidente do Brasil. Apesar da fama, foi duas vezes condenado da prática ilegal de medicina. Arigó morreu num acidente de automóvel em 1971.

O Dr. Fritz não tinha terminado, contudo o seu trabalho, e depressa passou para o corpo de outro brasileiro, e quando este morreu de acidente, o Dr. Fritz invadiu outro corpo. Fez isto várias vezes. Duas das suas mais célebres invasões foram os corpos de Edson Queiroz do Recife e Rubens Farias Jr. (1954- ) de São Paulo, o actual canal do Dr. Fritz. Correm rumores de que Christopher Reeve foi tratado por Rubens Farias Jr. A ultima versão do Dr. Fritz é bem educado e cura o corpo astral. Rubens Farias Jr. parece ter abandonado o seu treino católico pelos ensinamentos de Rudolph Steiners ou pela teosofia de Madame Blavatsky. Como eles defende um misticismo que sustenta que o corpo astral, um duplicado do corpo fisico, é o que deve ser tratado quando uma pessoa está doente. O corpo fisico pode ser curado tratando o corpo astral com "energia curativa." Mas só misticos especiais podem fazer isso. Infelizmente, o Dr. Fritz prediz uma morte violenta para Farias Jr. pelo que não continuará as suas magias muito mais tempo.

Apesar de ser acusado da prática ilegal de medicina, Farias Jr. tem longas filas de pessoas à espera de ser curadas. A crença em feiticeiros no Brasil é traçada desde a religião Afro-Brasileira do Candomblé, mas o ultimo Dr. Fritz mostra que os brasileiros não estão imunes às noções misticas da Nova Era.

Se está à procura do Dr. Fritz ele é fácil de encontrar. Mas tenha cuidado: ele pode gostar de si e invadir o seu corpo. Para estar preparado para qualquer eventualidade. pode usar um curso de Equilibrio Energético Pessoal.

Links

Randi, James. An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural , (N.Y.: St. Martin's Press, 1995). 


Dic Freire - e-mail: dic@cecrisa.com.br (2.2.98):

O que me levou a retornar ao Dicionario foi o fato de que na região em que habito (Sul do Estado de Santa Catarina-Brasil), um "curandeiro" tem feito muito "$u$$e$$o" incorporando o Dr. Fritz, em curas espirituais com um numero cada vez maior de pessoas de "boa fé". Infelizmento o Brasil tem sido campo fértil para todo tipo de "paranormalidade", que creio, somente o conhecimento irá eliminar e para isto necessita muito trabalho.

recuarhome