Fadas

Fadas são seres miticos do folclore e romances. São muitas vezes apresentadas como pequenos humanos alados com poderes mágicos. As fadas madrinhas são seres protectores, como os anjos da guarda.

As fadas não se devem confundir com gnomos, que são tambem seres humanos minusculos miticos mas deformados e que vivem debaixo da terra. Os elfos são representados como anões, tal como os irlandeses, conhecidos pelas suas partidas mas tambem por conhecerem tesouros enterrados. Os elfos são apresentados como ajudantes de mágicos, ou do Pai Natal.

A crença nestes seres é mais comum no campo. O mais famoso exemplo de um citadino é o de Sir Arthur Conan Doyle que foi enganado por um par de miudas e as suas famosas fotografias de fadas de papel (conhecidas como as "Fadas de Cottingley") tiradas no seu jardim. As fotos são antepassados da fotografia do famoso Mintro de Loch Ness, falsificada de um modo similar por Ian Wetherell, bem como de muitas fotografias de OVNIs como as de  Billy Meier.

Doyle chegou a publicar um livro sobre as fadas, The Coming of the Fairies. Ele e um teosofista chamado Edward Gardner publicaram as fotografias tiradas por Elsie Wright, de dezasseis anos, à sua prima de dez, Frances Griffiths, com os recortes de fadas de Elsie, e proclamaram a sua autenticidade. O debate que se seguiu era sobre se as fadas eram reais ou se se tratava de fotografias psiquicas que gravavam os pensamentos das raparigas na pelicula! Doyle, como tantos antes ou depois dele, ansiava por qualquer prova de um mundo para lá do nosso mundo material. O seu desejo de suporte para o espiritualismo levou-o a muitos erros. Mesmo assim, escreveu grandes histórias de detectives e em Sherlock Holmes criou um ser mitico muito mais interessante que qualquer fada, mesmo se não sabia a diferença entre indução e dedução.

Paramount Pictures está a fazer um filme sobre Griffiths e Wright chamado Fairytale: A True Story. Harvey Keitel representa Houdini e Peter O'Toole Sir Arthur Conan Doyle. Mel Gibson é um dos produtores. Aposto que vai vender bem.


Links

recuarhome