Fisiognomia

A interpretação da aparência exterior, especialmente da face, para determinar o temperamento e carácter de uma pessoa. A fisiognomia tem tambem sido usada como uma espécie de adivinhação e é muitas vezes associada à astrologia

Barthélemy Coclès (1533), como outros antes e depois dele, tentou na sua obra Physiognomonia tornar uma ciência o que todos fazemos de vez em quando: julgar uma pessoa pelos suas caracteristicas faciais. Fisiognomistas como Coclès afirmam coisas como "pessoas com narizes emproados são vãs, instáveis, infiéis e sedutores." Tais julgamentos não caem bem nos que emproam o nariz a tais paleios pseudocientificos.

Nos séculos 18 e 19 os fisiognomistas usaram o seu método para detectar tendências criminosas. Os racistas ainda usam a fisiognomia  para julgar caracteres e personalidades. Isto não significa que não haja alterações fisiognomicas associadas a certas desordens genéticas como o sindroma de Down ou o sindroma de Williams Os defensores da fisiognomia nem saberiam o que uma desordem genética é.

recuarhome