sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário do Cético

Busca no Dicionário do Cético




Busca Avançada

Luzes Trêmulas - Cientistas atraídos pelas lendas de imagens luminosas que precedem tremores de Alberto Enriquez Anchorage Daily News (Publicado em 21 de janeiro de 2002)

vertline.gif (1078 bytes)  

fenômenos luminosos anômalos (FLAs ou alps)

Os fenômenos luminosos anômalos (alps) são luzes de tamanhos variados, geradas por compressões e distensões da crosta da terra, que precedem terremotos, segundo Michael Persinger, Ph.D. Ele desenvolveu a Teoria da Tensão Tectônica (Tectonic Strain Theory , ou TST) como explicação para o que ocorre quando as pessoas observam OVNIs.

Segundo Persinger,

[os FLAs] descrevem movimentos estranhos, emitem cores e sons incomuns e, ocasionalmente, depositam resíduos físicos. Quando esses fenômenos se aproximam de um observador humano, freqüentemente se relatam forças e percepções exóticas. A maioria dos FLAs têm um tempo de vida da ordem de minutos e parecem apresentar dimensões espaciais da ordem de alguns metros. Apesar de suas descrições serem impressionantemente semelhantes ao longo de tempo e em diferentes culturas, o caráter transitório e localizado das ocorrências desses fenômenos têm limitado sua investigação sistemática.*

Persinger afirma que o objetivo se sua teoria não é desmistificar supostos OVNIs, mas sim oferecer um meio para se prever terremotos. "Persinger aparentemente fez uma análise por computador de cerca de 3.000 avistamentos de OVNIs, e descobriu que muitos deles ocorreram semanas ou meses antes do início de tremores de terra."* 

Experimentar um ALP tem também um lado psicológico, devido à estimulação direta do cérebro do observador e ao reforço comunitário. Persinger acredita que a energia liberada pelas fraturas tectônicas faz com que alguns observadores tenham alucinações ou percam a consciência. Aqueles que compartilham a experiência confirmam e reforçam a "realidade" das observações de OVNIs entre si.

leitura adicional

©copyright 2002
Robert Todd Carroll

traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2002-03-21

Índice