I Ching

O I Ching ou Livro das Mudanças é um antigo texto chinês usado como oráculo para encontrar respostas a questões como "o que é que o futuro me guarda?". O livro consiste de 64 "hexagramas," cada um consistindo de 6 linhas partidas ou não. (Sessenta e quatro é o número de combinações possiveis das linhas.) As linhas representam 2 principios cósmicos do universo, yin e yang. Yin (Mandarin para lua) é o principio passivo, feminino. Yang (Mandarin para sol) é o principio activo, masculino. De acordo com a lenda, o imperador chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo era um equilíbrio entre yin e yang. Porque é que o I Ching tem seis linhas, contudo, é um mistério, visto os chineses acreditarem que havia cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), cinco planetas, cinco estações, cinco sentidos, bem como cinco cores básicas, sons e sabores. Não surpreendente, é que de acordo com Fu Hsi, a verdadeira harmonia requer que o yang seja dominante.

ichingOs significados cósmicos dos hexagramas foram adivinhados há muitos anos por filósofos-padres chineses em harmonia com o tao (chinês para caminho). Consistem de frases como "o homem superior discrimina entre alto e baixo."

O I Ching é consultado usando moedas. A cada moeda é atribuido um numero. As moedas são lançadas e os numeros adicionados para determinar o hexagrama. Contudo, hoje pode consultar o oráculo seja na internet seja num CD.

Não é dificil de perceber porque povos antigos usariam moedas, entranhas, estrelas, etc, para os ajudar a preparar o futuro. Não tinham ciência, não conheciam a natureza, e pouco mais tinham para os guiar que os ensinamentos de adivinhos. Não é dificil de perceber porque é que os adivinhos usaram estes métodos: pode fazer dinheiro, e se for esperto e suficientemente vago, ninguem pode dizer que está enganado. Para lá disso, satisfaz a necessidade de muitas pessoas que precisam que lhes digam o que fazer com as suas vidas. Isto ainda hoje é verdade, embora seja desapontador para alguns graduados da Universidade de Princeton ver a sua escola associada a uma versão em CD-ROM do I Ching. Negócio é negócio. E um negócio que está a prosperar é o do non-sense metafisico e mistico.

recuarhome