O fenómeno do centésimo macaco

Um salto da consciência espontaneo e misterioso obtido quando uma massa critica é atingida. Por exemplo, uma pessoa começa a pensar em acabar com a fome mundial. que faz outra começar a pensar nisso, que faz outra começar a pensar, não ad infinitum mas até o ponto de massa critica ser atingido. Então, espontanea e  misteriosamente, toda a gente começa a pensar em acabar com a fome mundial. O poder de mudar o mundo está ao nosso alcance.

O ponto de massa critica é referido como o centésimo macaco devido a uma experiência feita nos anos cinquenta. Foi alegado por Lyall Watson no seu livro Lifetide que um macaco ensinou outro a lavar batatas que ensinou outro que ensinou outro e em pouco tempo todos os macacos da ilha lavavam as batatas quando nenhum antes as tinha lavado. Quando o centésimo macaco aprendeu a lavar batatas, repentina, espontanea e misteriosamente os macacos de outras ilhas, sem contacto fisico com os primeiros, começaram a lavar batatas! Seria telepatia primata em acção?

É uma história engraçada, mesmo não sendo verdadeira. Pelo menos, a parte da transmissão espontanea de um traço cultural através do espaço, sem contacto, não é verdadeira. Há alguns macacos que lavam as batatas. Um começou e outros imitaram-no. Mas anos depois, na própria ilha, nem todos os macacos viram os beneficios de lavarem o pó das batatas. Lyall inventou a parte da transmissão misteriosa. Lembro-me de ver um documentário e ficar impressionado com a noção de que um unico membro do grupo fez algo que nenhum outro tinha feito: lavar a sua batata antes de a comer. Outros começaram a imitar o seu comportamento inteligente, mas alguns, ou por gostarem de batatas sujas ou por serem mais atrasados, nunca adoptaram o comportamento. Aparentemente, não era suficiente para Lyall e os seus compatriotas da Nova Era que os macacos fossem inteligentes e capazes da transmissão cultural de comportamentos aprendidos. Tinham de criar algo mistico e aborrecido de algo normal e mágico.

A noção de elevar a consciência através do atingir de uma massa critica é promovida por numerosos espiritualistas da Nova Era, incluindo Key Keyes, Jr. O sr. Keyes publicou um livro na Web que apela ao fim da ameaça nuclear e destruição maciça que nos espera se não conseguimos um salto. O titulo deste tratado é The Hundredth Monkey. Neste livro afirma coisas como "há um ponto em que se apenas mais uma pessoa entra num novo conhecimento, um campo é reforçado de tal modo que este conhecimento é alcançado por quase toda a gente!" Bem, parece que está a servir para espalhar o conhecimneto do fenómeno do centésimo macaco!

Testemunhe o M100 ou projecto Centésimo Macaco!. "A nossa prece é trazer benefícios a toda a humanidade sem preconceitos." Quem se pode queixar de tal objectivo? Se quer mais informação sobre o centésimo macaco deve ler Morphogenetics and Monkeys. Tem o ultimo material sobre como construir o seu campo de energia interior, portas da percepção, curar e o milénium. Deve ser muito excitante fazer parte de uma confraria global de curadores das almas. Como diz o Homem Macaco: "...curar o coração humano é central a todas as mudanças necessárias no século vinte e um." Amen.

As pessoas do M100 vão aplicar o principio de Keyes. "Isto envolve de-programaçaõ destrutiva, e padrões inseguros da psique humana, e então o reforço da compreensão, cooperação, visão e mutualismo. Deixamos às pessoas deste mundo escolherem aplicar estes principios na realidade das suas vidas." Isto soa-me a um plano.

Aqui, subiria a um ramo mais alto e diria que esta misteriosa transmissão de energias e ideias é uma grande macacada.


Links

Follow-Up Senior Researcher Comments on the Hundredth Monkey Phenomenon in Japan por Markus Pössel e Ron Amundson

"The Hundredth Monkey" por Ken Keyes, jr.

The Theory of the Hundredth Monkey Debunked

"The Hundredth Monkey" por Rick Moen

"The Hundredth Monkey Phenomenon," Ron Amundson, Skeptical Inquirer, Summer 1985.

"Watson and the Hundredth Monkey Phenomenon," Ron Amundsom, Skeptical Inquirer, Spring 1987.

"Senior Researcher Coments on the Hundredth Monkey Phenomenon in Japan," Markus Possel e Ron Amundson, Skeptical Inquirer, May/June 1996.

The Hundredth Monkey and Other Paradigms of the Paranormal, ed. Kendrick Frazier (Buffalo, N.Y.: Prometheus Books, 1991).

recuarhome