Terapia por massagem

Massagem é esfregar ou pressionar partes do corpo para ajudar a circulação ou relaxar ou musculos.

Não é preciso ser mágico para fazer uma pessoa sentir-se bem pela "imposição das mãos." A maior parte de nós sabe por experiência que apenas o toque de outra pessoa pode ser confortante, agradável: curativo, se quiser. Qualquer um a quem já fizeram massagens sabe como é bom, mas a maior parte de nós não sabe explicar o mecanismo fisico e fisiológico que causa a relaxação e o prazer. Muitos suspeitam que tem a ver com ser tocado e com o movimentodos musculos. Mas talvez ainda não tenhamos ouvido as explicações da Nova Era, nenhuma das quais tem a ver com musculos a serem relaxados ou sangue a circular. 

Um artigo de jornal anuncia uma  "terapeuta por massagem"(não é uma "massagista"), Karen Khamashta usando Orto-Bionomia, Reflexologia, e Polaridade.

Orto-Bionomia contacta os "pontos de disparo "do corpo". Quando um dester é contactado, "sente imediatamente alivio da dôr e restabelece o equilibrio natural e o ritmo do corpo."

Reflexologia desbloqueia as 7200 terminações nervosas de cada pé de modo a que eles (as terminações) possam responder a todas as glandulas, orgãos e partes do corpo e melhorar o fornecimento do sangue. Isto ajuda o corpo a "alcançar um estado de equilibrio."

Polaridade baseia-se em "balancear a energia que se move entre cada parte do corpo...e...se move em correntes, ou canais, dentro e à volta do corpo." Esta terapia "tenta eliminar bloqueios nestes canais que podem provocar desiquilibrio ou doença." A teoria é que "se as correntes do corpo estão equilibradas, a pessoa relaxa e é capaz de se curar mais eficientemente."

Outro terapeuta da massagem, Christy Freidrich afirma "Boa parte do que faço é tentar ajudar as pessoas a equilibrar a sua estrutura. Passado tempo, as pessoas acabam a conhecer a sua estrutura e como funciona."

A verdade é que, se tenho de ouvir estas tretas para ter uma massagem, eu ouço-as. Pode pensar que que está a aumentar a minha auto-realização, e a colocar as minhas forças em harmonia, e equilibrio, mas estou apenas a gozar uma boa massagem. Não terá muitas queixas, nem mesmo de cépticos pois, como um terapista afirmou, "não há muitas pessoas que não gostem de uma massagem."

Até cães podem ter uma vida melhor, se convencerem os seus donos que precisam (eles, os cães) de um  Tellington touch.


Links

Barrett, Stephen and William T. Jarvis. eds. The Health Robbers: A Close Look at Quackery in America, (Amherst, N.Y.: Prometheus Books, 1993).

recuarhome