Mau Olhado

Proteção contra o mau olhado na GréciaO mau olhado é uma espécie de maldição lançada a alguem, gado, colheitas, etc, por alguem que tem o "olho mau". Parece não haver uma razão especifica para alguem ter essa capacidade ou não a ter. Parece ser suficiente olhar outros com inveja e desejar-lhe mal. Na Sícilia e no sul da Itália acredita-se que algumas pessoas (os jettatore) são malévolos e deliberadamente lançam o mau olhado sobre as suas vitimas. A crença no mau olhado não está necessariamente associada à bruxaria ou feitiçaria, embora os Inquisidores da Igreja Católica fossem instruídos a procurá-lo. O Papa Pio IX era considerado um jettatore, não porque fosse malévolo, mas porque parecia que os desastres caíam sobre as pessoas e lugares que ele abençoava.

Esta superstição é antiga e espalhada pelo mundo, embora não universal. Parece ter surgido na Suméria. As suas motivações originais são obscuras mas pode ter a sua raíz no medo de estranhos ou outras preocupações sociais e num simples raciocínio post hoc, ou seja, um estranho passa pela localidade, e mais tarde uma criança adoece ou a colheita perde-se. Vários rituais se produziram para contrabalançar os efeitos do mau olhado, como cuspir ou sujar uma criança que sofreu o mau olhado, evitar o olhar de estranhos, recitar certas palavras da Biblia ou do Corão, etc. A crença mantem-se nas zonas do Mediterraneo e do Mar Egeu, onde amuletos e talismans são vendidos como proteção. Alguns etnólogos acreditam que a crença no mau olhado se enraíza na biologia primária (dominância e submissão são mostrados olhando e desviando o olhar) e relacionada com o nosso desconforto quando somos olhados fixamente.

O mau olhado é conhecido como ayin horeh em Hebreu; ayin harsha em Arábico, droch shuil na Escócia, mauvais oeil na França, böse Blick na Alemanha, mal occhio na Itália e era conhecido como oculus malus pelos antigos Romanos.


Links

Lucky Mojo on the evil eye
The Skinny on the Evil Eye por Hannah Holmes

Dundes, Allen. editor, The Evil Eye: A Casebook (University of Wisconsin Press, 1992). 

Stevens, Phillips. Jr. "Evil Eye," in The Encyclopedia of the Paranormal edited by Gordon Stein (Buffalo, N.Y.: Prometheus Books, 1996) pp. 235-241.

recuarhome