Metoposcopia

MetoscopiaMetoposcopia é a interpretação das rugas faciais, especialmente da testa, para determinar o carácter de uma pessoa. É tambem um tipo de adivinhação e tem sido usada em conjunto com a astrologia. Esta pseudociencia foi inventada pelo grande matemático e fisico do século 16 Gerolomo Cardano (1501-1576). Tambem conhecido pela sua devoção à astrologia, a lenda narra que Cardano deixou de comer até morrer com setenta e cinco anos em vez de viver e correr o risco de desacreditar o seu horoscopo e assim desacreditar a astrologia.

Na sua obra Metoposcopia mostra a posição dos planetas nas rugas da testa. A ciência de Cardano de ler rugas não vingou, ao contrário da febre tifóide da qual ele fez a primeira descrição clinica.

Tivesse a metoposcopia algum mérito e Cardano seria adorado como um grande benfeitor de homens inaptos, pois declarou que se podia dizer pelas rugas na cara de uma mulher se esta era adultera. Tambem afirmava poder distinguir um homem honesto de um aldrabão. Ao todo, Cardano tratou mais de 800 desenhos faciais, cada um associado com signos astrológicos e qualidades de temperamento e carácter. Nas Páginas Amarelas não consta nenhum metoposcopista.

recuarhome