sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário Céptico

Busca no Dicionário Céptico




Busca Avançada


London Observer, 14 de dezembro de 1998.

A Action 2000, uma força tarefa do governo Britânico para o Y2K, aconselhou os britânicos a armazenar suprimentos de comida para duas semanas, para o caso de haver escassez causada pelo problema do Y2K. Um porta-voz não identificado do Escritório do Gabinete Britânico disse: "O governo discorda da análise deles [Action 2000]." E a maioria dos principais supermercados britânicos não está planejando comprar maiores estoques dos produtos recomendados pela força tarefa (por exemplo, comida enlatada e desidratada, e grãos).

Você sabia?

Um ano solar tem 365.2421199 dias, mais ou menos.

O calendário Gregoriano dá a um em cada quatro anos um 366° dia, exceto aos anos divisíveis por 100 mas não divisíveis por 400.

vertline.gif (1078 bytes)

O Novo Milênio

Um milênio é um período de mil anos. O Novo Milênio começa em 2001. Não houve um ano 0. O primeiro milênio começou no ano 1 e terminou mil anos depois, em 1001. Naturalmente, o ano 1 é arbitrário, assim como os conceitos de um milênio, um século, e uma década, embora seja clara a razão pela qual membros da nossa espécie prefiram um sistema de numeração com base 10.

Já houve um número qualquer de milênios, dependendo de onde se começar a contar. O dia de hoje poderia ser considerado o fim de um milênio. Poderia também ser considerado algum lugar próximo ao meio do 1.600.000° milênio. Assim como o dia de amanhã ou o dia seguinte. Qualquer momento poderia ser considerado tanto o começo como o fim de um milênio.

Outra coisa a ser levada em conta é que nem todas as pessoas do mundo usam o calendário Gregoriano, que coloca o começo do novo milênio em 1° de Janeiro de 2001, e o falso-novo milênio em 1° de Janeiro de 2000. Na verdade, alguns povos ainda preferem anos lunares a anos solares. Por exemplo, é 1420 de acordo com o calendário (lunar) Muçulmano Egípcio, que marca o começo dos tempos históricos a partir do dia em que o Profeta Maomé fugiu de Meca. Os poucos judeus que ainda vivem no Egito, consideram o 1999 Gregoriano como o ano de 5760. Eles usam um calendário hebraico.

Segundo um grupo de Hindus na Índia, o 1999 Gregoriano é 2056. Segundo outro grupo, é 1921. E no Irã os Muçulmanos Xiitas estão no ano de 1378. Os Maias consideram que este ano seja 5119, enquanto o calendário Budista diz que é 2544.

Outros aceitam o calendário Gregoriano, mas não comemoram a Véspera de Ano Novo em 31 de Dezembro. Os Coptas (cristãos egípcios), por exemplo, consideram 11 de setembro como o Dia do Ano Novo. Há ainda outros que seguem calendários ecológicos, ao invés de solares ou lunares, e não dão a mínima para conceitos como milênios.

alguma coisa GRANDE vai acontecer

A idéia de que algo GRANDE vai acontecer no Novo Milênio não é baseada em nada digno de consideração, exceto se você considerar que a histeria Nova Era valha um minuto do seu tempo. Apesar disso, a crença em que nós estejamos na iminência de algo REALMENTE GRANDE está se espalhando. Poderia ser o fim do mundo ou a chegada do Anti-Cristo. Poderia ser a elevação à consciência cósmica de mesmo os mais estúpidos entre nós. As economias de mercado poderiam ser abandonadas em favor do Marketing Múlti-Nível. Todos os alienígenas poderiam se identificar, na maior EXCURSÃO da história. Ou, mais uma vez, o Novo Milênio poderia ser apenas mais uma ilusão lucrativa.

Existe algo até para os não-religiosos neste milênio: o problema do Y2K. O fim do mundo como nós o conhecemos (FDM para abreviar) vai acontecer porque nossos computadores vão pensar que 1° de Janeiro de 2000 é, na verdade 1900. Já que os computadores controlam e determinam tudo de que nós dependemos (e daí segue a teoria), tudo vai parar. Sinais de trânsito não vão funcionar, fazendeiros não vão saber como plantar sementes e cultivar plantações, caminhões não vão ser capazes de entregar mercadorias, aviões vão cair do céu, os trens não vão chegar no horário, caixas eletrônicos e bancos não vão saber como tratar depósitos automáticos, etc. O caos que iria se seguir tornaria a vida perigosa, à medida em que aqueles que tiveram a precaução de estocar comida e armas forem perseguidos pelos despreparados. O FDM vai ocorrer porque os programadores de computador reservaram memória suficiente para um número de apenas 2 dígitos quando escreveram programas anos atrás. Sim, houve um tempo quando a memória dos computadores era preciosa e os programadores eram mais frugais. Nossos computadores estúpidos vão pensar que 00 significa 1900, já que eles pensam que 99 significa 1999 e 98 significa 1998, etc. Já há milenaristas do Y2K indo para o Novo México com estoques de água, armas de assalto sancionadas pelos republicanos,* e comida enlatada. Por outro lado, há alguns que estão usando seus computadores para anunciar ao mundo que o problema do Y2K é uma fraude capitalista, projetada para gerar dinheiro através da geração do medo. Eu duvido. Pense em todos os restaurantes, hotéis, linhas aéreas, etc., que vão perder dinheiro porque as pessoas vão ficar em casa esperando pelo FDM ao invés de ir para lugares exóticos comemorar o Novo Milênio.

Existe o problema do Y2K? Sim. Ele causará o FDM? Duvido. Naturalmente, Art Bell e seus colegas farão tudo o que puderem para criar fumaça e medo sobre o Y2K. E toda a incompetência do governo em tratar este assunto será tediosamente relatada e sua importância grandemente exagerada na mídia. Por exemplo, o Pentágono acabou assegurando que o medo do FDM continuaria a se expandir falsificando relatórios de adequação ao Y2K. Quem entre os de mentalidade conspiracionista vai duvidar agora de que existe uma acobertação governamental da verdadeira natureza do problema? Os incompetentes inevitavelmente apoiam os desequilibrados.

A única coisa REALMENTE GRANDE que Novo Milênio provavelmente trará é mais histeria sobre o quão REALMENTE GRANDES COISAS estão prestes a começar ou terminar. Será o Novo Milênio um Grande Novo Começo para a Humanidade, ou será ele o Fim do Mundo? A quem você vai seguir? Alt Bell ou Al Gore? Ou estes são falsos dilemas? Uma coisa é certa, entretanto: a HISTERIA em torno do Novo Milênio vai se expandir mais rápido que o universo. A questão é, será que existe matéria cerebral suficiente para detê-la?

leitura adicional

Duncan, David Ewing. Calendar : Humanity's Epic Struggle to Determine a True and Accurate Year (Calendário: A Luta Épica da Humanidade para Determinar um Ano Verdadeiro e Preciso) (Bard Books, 1999). $10.80

©copyright 1999
Robert Todd Carrol

Traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2001-06-24

Índice