Multi Level Marketing

Um sistema intrincado de marketing, com mais enfase no recrutamento de distribuidores do que na venda de produtos. MLM é muito atraente porque vende esperanças e parece estar fora da corrente dos negócios habituais. Promete saúde e independencia para todos. Infortunadamente, independentemente do produto, MLM está condenado a produzir mais falhnaços que sucessos. Para cada distribuidor MLM que consegue um rendimento decente, há pelo menos dez que não fazem mais que comprar produtos e materiais de promoção, gastando muito mais do que alguma vez ganharão como agentes MLM.

A razão porque os esquemas MLM não podem ser bem sucedidos é melhor compreendido quando se percebe que o MLM não passa de outro esquema de pirâmide. Os defensores negam isto afirmando que o governo declarou que não são tal. Isso é verdade. MLM são esquemas em piramide legais.

A ideia por trás do MLM é simples. Por exemplo, vamos imaginar que tem um produto para vender. Um produto tipico do MLM é alguma espécie de panaceia, como um suplemento mineral . Pode fazer como os outros negócios normalmente fazem: vendê-lo directamente aos consumidores ou encontrar quem lhe compre os minerais e o venda a outras pessoas. MLM parece melhor pois exige que faça as duas coisas ao mesmo tempo! Enfim, mais ou menos. Na verdade, o que o esquema MLM requer é que recrute pessoas que não só comprem e vendam o seu produto, mas que tambem recrutem mais pessoas que não só comprem e vendam o produto como recrutem mais pessoas... ad infinitum. Só que não existe um infinitum para continuarmos. Isto pode parecer estranho. Porque é que vai recrutar pessoas para competor consigo? Não é o mesmo que faz quando recruta pessoas para vender o seu produto? Os mágicos do MLM convencê-lo-ão de que é razoável recrutar competidores porque você receberá parte dos seus ganhos. Isso tirar-lhe-á da ideia o facto de que por maior que seja a sua cidade ela não é infinita. O poço secará bem depressa. Mas haverá sempre alguns distribuidores que lucrarão num esquema MLM. A maioria, contudo, tem de falhar devido à natureza intrinseca a todos os esquemas em pirâmide.

Isto não significa que não haja beneficios no MLM. Pode comprar produtos de uqe goste. Pode ir a reuniões que o podem fazer sentir bem. Pode conhecer novos amigos e até ganhar algum dinheiro. Provavelmente termina comprando mais do que precisa. E aprende muito como se enganar a si mesmo e aos outros. Não o deixarão dizer a ninguem como se está a safar, por exemplo. Terá de pensar sempre positivo, mesmo que tenha de mentir. Terá de dizer que está bem, que o negócio é maravilhoso, que nunca viu nada que desse dinheiro tão depressa, etc...

Os perigos dos esquemas MLM foi bem articulatado por outros. Se está a pensar aderir a um programa MLM, aconselho-o a ler o livro de Dean Van Druff's What's Wrong With Multi-Level Marketing ou o de Robert Fitzpatrick's False Profits - Seeking Financial and Spiritual Deliverance in Multi-Level Marketing and Pyramid Schemes.

Finalmente, imagine um grupo de pessoas racionais que querem viver bem e que querem que os seus vizinhos vivam do mesmo modo. Se tal grupo começasse uma nova sociedade e tivesse de desenvolver um sistema económico racional, seria o MLM uma componente a considerar? Duvido. Quantos economistas considerariam o MLM um elemento razoável de um sistema económico? A ideia de vender bens a outros e encorajá-los a vendê-los a outros, em vez de os vender você mesmo, parece irracional. Devemos acreditar que o MLM é a versão capitalista do Bom Samaritano?


Links

Fitzpatrick, Robert L. e Joyce Reynolds. False Profits - Seeking Financial and Spiritual Deliverance in Multi-Level Marketing and Pyramid Schemes (Charlotte, N.C.: Herald Press, 1997).

recuarhome