Oráculos (profecias e revelações)

Um oráculo é um templo ou santuário consagrado à adoração e consulta de um deus profético. A pessoa que transmite profecias de uma divindade tambem é chamada oráculo (ou profeta), como a própria profecia. A profecia assim feita é feita de uma forma enigmática ou alegórica. Nas tradições judaico-cristãs, os oráculos são chamados profecias ou revelações.

Mesmo se aceitarmos que há um Deus que só fala a pessoas escolhidas, como distinguimos esse facto de uma ilusão? Como é que alguem que não teve uma revelação sabe que uma pessoa que afirma que a teve, realmente a teve?

Oráculos e revelações são palavras de seres humanos. Apenas a fé as torna palavras divinas.

Pergunte-se que tipo de pessoa estaria disposta a matar o seu único filho (e já agora, qualquer ser humano) porque numa visão ou sonho um anjo lhe disse que era a vontade de Deus. Que tipo de pessoa não identificaria a visão como um pesadelo? As pessoas estão sempre à procura de desculpas para os seus actos e "a vontade de Deus" é a maior desculpa de todas. As pessoas estão sempre a procurar meios de manipular os outros e "o poder de Deus" é tão bom como uma arma apontada à cabeça de um discipulo.

Alguns alegados profetas não são associados com qualquer religião, por exemplo, Nostradamus.

Suponho que a crença em oráculos pode ser seguida até à vontade de conhecer o futuro. Infelizmente, o unico guia seguro para o futuro é o passado, e mesmo assim nem sempre é fiável. Como algumas profecias são mais ou menos acertadas, os crentes pensam que são prova da realidade da profecia. Contudo, muitas são ambíguas e abertas a várias interpretações, tornando possivel encaixar nelas diferentes factos, mesmo contraditórios. Algumas profecias são feitas após os factos. Por exemplo, após Hitler ter morrido, foi descoberto que Nostradamus já tinha predito toda a história nazi há séculos. Algumas profecias são correctas graças ao acaso. Alguns acasos parecem altamente improváveis quando de facto não são nada improváveis. Prever que haverá um tremor de terra na Califórnia não é grande surpresa para ninguem. Predizer que um soldado será morto por uma mina na Bósnia não é tão arriscado como parece. Finalmente, a crença em oráculos é ajudado pelo pensamento selectivo. Recordamos o acertado e esquecemos os falhados.

recuarhome