Alegado tipo de "Energia Cósmica Primordial" descoberta por Wilhelm Reich nos finais dos anos trinta. Reich afirmou que a energia orgone é omnipresente e é responsavel por coisas como a côr do céu, a falha da maioria das revoluções politicas, e um bom orgasmo. Nos seres vivos, o orgone chama-se bio-energia ou Energia da Vida. Reich acreditava que a energia orgone é "demonstrável visualmente, termicamente, electroscopicamente e através de contadores Geiger-Mueller." Contudo, só crentes na energia orgone (i.e., orgonomistas praticando a ciência da orgonomia) conseguiram ter sucesso nas suas demonstrações.
Reich afirmava ter criado uma nova ciência (orgonomia) e ter descoberto outras entidades, como os bions, que até hoje só os orgonomistas conseguem detectar. Bions não são seres vivos ou não vivos, mas seres transicionais.
Reich morreu a 3 de Novembro de 1957, na Penitenciária Federal de Lewisburg, Pensilvania, onde estava preso. A acusação tinha-se mantido porque Reich recusou obedecer a uma ordem judicial contra a venda de falsos instrumentos médicos como o Acumulador Orgone e orgone "shooters," que alegadamente podiam receber e distribuir a energia orgone, tornando possivel a cura de quase qualquer desordem médica, excepto, talvez, a megalomania.
A Food and Drug Administration não se limitou a declarar que não existe a energia orgone, queimaram alguns dos livros de Reich--uma maneira segura de inflamar o interesse por algo. Se o governo queima os seus livros, Reich devia estar a descobrir algo GRANDE!!! Pelo menos é o que uma teoria diz. Outra diz que algumas decisões dos governos parecem estupidas porque são tomadas por pessoas incompetentes.
Apesar de não ter lugar na comunidade cientifica, as ideias de Reich sobrevivem entre um grupo de devotos liderados pelo Dr. James DeMeo do The Orgone Biophysical Research Laboratory, Inc., localizado em Ashland, Oregon. DeMeo continua a defender Reich e a orgonomia. Reich viu-se como um génio perseguido e os seus criticos como palhaços e loucos. DeMeo concorda. Ambos esquecem o aviso de Carl Sagan: riram-se de Galileu mas tambem se riram de Bozo o Palhaço.
Links
Carlinsky, Joel "William Reich--Epigones of Orgonomy: The Incredible History of William Reich and his Followers," Skeptic, Vol.2, #3.
Gardner, Martin. Fads and Fallacies in the Name of Science (New York: Dover Publications, Inc., 1957), ch. 21.