Pseudohistória

Pseudohistória é uma suposta história que

Exemplos de pseudohistoria inclui afrocentrismo, criacionismo, revisão do holocausto e o catastrofismo de Immanuel Velikovsky.

A pseudohistoria deve ser distinguida dos textos antigos em que se baseia. As sagas, lendas, mitos e histórias que foram passadas oralmente ou em documentos por povos antigos são algumas vezes chamadas pseudohistoria. Algumas são pseudohistoria, alguma embeleza a história e outras não são nada história.

A pseudohistória tambem deve ser distinguida da ficção histórica e fantasia. Livros como os de Terence Flanagan The Year of the French, The Tenants of Time e The End of the Hunt não são pseudohistorias mas trabalhos de ficção num ambiente histórico. Apesar do facto da ficção histórica ser muitas vezes historicamente correcta, não é história. Quem quer que cite um trabalho de ficção histórica como se se tratasse de hidtória, é um pseudohistoriador na prática. Penso que nos devemos referir a autores como o Abade Jean Terrason (1670-175?) como pseudohistoriador. São escritores de ficção histórica que intencionalmente falseiam e inventam história antiga, como Terrason fez em Sethos, a History or Biography, based on Unpublished Memoirs of Ancient Egypt. Esta técnica de afirmar ter encontrado um documento antigo e publicá-lo de modo a exprimir as suas próprias ideias é ainda usada, por exemplo, na   Profecia Celestina. Uma variante deste tema é afirmar que estamos a canalizar um livro de um ser antigo como por exemplo o livro de Urantia. Citar memórias falsas ou textos canalizados é pseudohistória.

Os filmes parecem apresentar um desafio para algumas pessoas, pois argumentam sobre o dever do realizador de ser historicamente correcto. O JFK de Oliver Stone é ficção, fantasia, mito, pseudohistoria ou o quê? O filme inventa personagens e acontecimentos ficticios para ajudar a apresentar os pontos de vista pessoais de Stone, alguns dos quais são improváveis ou falsos. A menos que um filme afirme ser um documentário, é ficção ou fantasia, por mais correcto ou realista que seja. Os realizadores teem tanta obrigação de serem historiadores como os novelistas. Quem cite filmes como JFK ou Michael Collins como se fossem documentários históricos é um pseudohistoriador. Em vez de exigir que os realizadores sejam historiadores responsáveis devemos exigir que os espectadores sejam criticos. O ser "baseado numa história verdadeira" não é condição suficiente para ser não-ficção. De igual modo, os X-Files e similares, que podem ser realisticos e ou mesmo afirmar serem baseados em histórias reais, não são não-ficção. Citar tais fantasias como prova de afirmações sobre acontecimentos sobrenaturais ou paranormais é embrulhar-se no mesmo tipo de pseudopesquisa praticada pelos pseudohistoriadores.


Links

"Giving the Devil His Due: Holocaust Revisionism as a Test Case for Free Speech and the Skeptical Ethic" por Frank Miele

The Haystack Overview of Velikovsky's Mythoscientific Methods

Lefkowitz, Mary, Not Out of Africa - How Afrocentrism Became an Excuse to Teach Myth as History (New York: Basic Books, 1996).

Skeptic ,Volume 2, Number 4 (1994): Pseudohistory Tem artigos sobre revisionismo do holocausto, afrocentrismo, criacionismo e Arcas de Noé.

Excerpt from Culture of Complaint--The Fraying of America (Oxford University Press) by Robert Hughes.

Electronic Newsletter of the Georgia Skeptics Vol. 5, No.5 Sept/Oct 1992 de L. Sprague de Camp sobre algumas noções pseudohistoricas proeminentes. Se não leu de de Camp Ancient Engineers, está a perder um bom livro.

The History of Pseudohistory by Rocky Não se pode encontrar um melhor especimen dos principios do relativismo, historicismo, subjectivismo, e cepticismo extremo em acção. Se quer entrar no espirito de um pseudohistoriador, Rocky está acessivel para quem sabe ler inglês.

Gould, Stephen Jay, "Evolution as Fact and Theory," em Hen's Teeth and Horse's Toes (New York: W.W. Norton & Company,1983).

Shermer, Michael. Hope Springs Eternal: Reflections on Science and Pseudoscience, History and Pseudohistory

recuarhome