Reflexologia

O estudo e massagem dos pés para diagnosticar e curar doenças. A reflexologia baseia-se na crença de que cada parte do pé espelha uma parte do corpo. O dedo grande, por exemplo, espelha a cabeça e é considerado uma "area reflexa" da cabeça. Como a iridiologia mapeia o corpo na iris dos olhos, a reflexologia mapeia o corpo nos pés, o pé direito correspondendo ao lado direito e o esquerdo ao lado esquerdo do corpo. Como todo o corpo é representado nos pés, os reflexologistas consideram-se praticantes "holisticos" das saúde, não médicos dos pés. Alegadamente, os antigos egipcios e chineses praticaram reflexologia e é ainda popular na Holanda.

ReflexologiaOs praticantes de reflexologia afirmam que podem curar dores massajando o ponto reflexo correcto no pé. Afirmam que podem curar enxaquecas e aliviar problemas de sinusite. Podem repor desiquilibrios hormonais e problemas respiratórios e digestivos. Se tem um problema nas costas, uma massagem no ponto certo do pé direito (ou no esquerdo), pode aliviar a sua dor. Se sofre de problemas circulatórios ou stress a reflexologia promete o alívio.

Há muitas variantes da reflexologia e muitos nomes para elas, incluindo Terapia de Zona, Vacuflex, Vita Flex e Quiropodia. Reflexologia é tambem combinada com outras terapias e práticas, como a acupressão, shiatsu, yoga, tai chi, etc., e muitas vezes inclui as mãos e outras partes do corpo, não se limitando aos pés. Relexologia parece ser uma variante da acupressão, com a noção de que há correspondência entre pontos especiais de pressão e o fluir do chi nos orgãos humanos. A terapia de polaridade, uma variante da reflexologia, substitui a oposição yin/yang com a carga de energia positiva/negativa dos lados do corpo (o lado direito é carregado positivamente); as massagens repoem o equilibrio de energia. Aqui o pé é apenas um de muitos pontos de massagem.

Há alguma evidencia cientifica de que cada parte do corpo tem um duplo no pé? Não. Há alguma evidência de que uma boa massagem no pescoço, pé, mãos, costas, etc, pode fazê-lo sentir-se melhor?. Sim. Há alguma evidencia de que o chi, yin, yang, cargas bioeléctricas ou energias de cada lado do corpo, etc, são factores fulcrais na sua saúde? Não. Porque é que tantas pessoas acreditam nestas coisas? Porque querem acreditar, e assim aceitam acriticamente relatos episódicos de curar milagrosas. Eles viram a terapia a funcionar, mas não se questionam sobre o efeito placebo, erros de diagnóstico, cura espontânea, expectativas do doente, etc, e mergulham no raciocínio post hoc.

De qualquer modo, agora já percebe porque é que quando bate com a cabeça lhe dói o dedo do pé e quando bate com o pé lhe dói a cabeça. Dói, não dói?

Links

Barrett, Stephen e William T. Jarvis. eds. The Health Robbers: A Close Look at Quackery in America, (Amherst, N.Y.: Prometheus Books, 1993),

recuarhome