Scry

Scrying (de "describe"- agradece-se sugestões de tradução) é um tipo de adivinhação. Scry é o acto de descobrir algo por observação. Na literatura do oculto o termo é usado para descrever o acto de fixar uma pedra ou espelho ou bola de cristal (qualquer coisa que reflita serve), para ver coisas do passado e do futuro. (Quando é usado um cristal chama-se cristalomancia.) Os ocultistas afirmam que se se concentrar o suficiente enquanto olha, pode conjurar os mortos. Isto é possivel porque, dizem-nos, scrying liberta a consciência e torna possivel uma linha directa para o outro mundo. Contudo, tanto quanto sei, não há estudos controlados para testar isto, ou qualquer outra hipótese respeitante a este assunto.

Raymond Moody, propagandista da vida após a morte, tem um quarto com espelhos na sua casa onde convidados veem olhar, esperando por uma visita de um ente querido que já morreu. Muitos dos convidados afirmam serem bem sucedidos.A reporter da ABC Diane Sawyer tentou durante cerca de 45 minutos mas não teve visitas. Suspeito que, se uma pessoa tem um forte desejo de ver um querido que já morreu, uma crença forte de que olhar para o espelho funciona, tempo suficiente, e vontade de ser isolado por longos periodos de tempo, então pode-se conjurar o que quer que seja e ter visões. Se bem que haja muitas fraudes entre os que afirmam poder ver o passado ou o futuro por diversos meios de adivinhação, é provável que muitos alucinem devido a privação sensorial, concentração extrema num ponto e fixação numa superficie uniforme ou caleidoscópica.


Links

de Givry, Grillot. Witchcraft, Magic & Alchemy (New York: Dover Books, 1971), republicação da edição de 1931 da Houghton Mifflin Company, Book II, chapter viii, "the Divinatory Arts".

Randi, James. An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural (N.Y.: St. Martin's Press, 1995).

recuarhome