Trepanação

trepa.gif (13526 bytes)Trepanação é o processo de fazer um buraco no cranio. De acordo com John Verano, um   professor de antropologia da Tulane University, é a mais antiga prática cirurgica e ainda é realizada cerimonialmente em certas tribos africanas. Foi encontrado em França um cranio trepanado datado de cerca de 5000 aC.

Bart Huges (1934-), formado em Medicina, que nunca praticou excepto um pouco de auto-cirurgia, acredita que a trepanação é o modo de conseguir uma maior consciência. Ele queria ser psiquiatra mas falhou os exames de obstretícia. Pelo menos é o que ele afirma. Em 1965, após anos de experiências com LSD, cannabis e outras drogas, o Dr. Huges compreendeu que o caminho para a iluminação era através de um buraco no cranio. Usou uma perfuradora eléctrica, um escapelo e uma agulha hipodérmica (para administrar uma anestesia local). A operação demorou 45 minutos. E como é sentir-se iluminado? "Sinto-me como quando tinha 14 anos," afirma Huges.

O que levou o dr. Huges a acreditar que a trepanação leva à iluminação? A primeira pista teve-a quando lhe disseram que podia sentir-se melhor se fizesse o pino sobre a cabeça. Ele pensou que aliviando permanentemente a pressão podia aumentar o fluxo de sangue para o cérebro e atingir o seu objectivo. Após um pouco de mescalina, compreendeu o que se passava. "Reconheci que a consciência expandida se devia a um aumento do volume de sangue no cérebro." Como escapou tal facto a cientistas e misticos durante tantos séculos?

No passado, a trepanação era aparentemente usada para aliviar pressão no cérebro causada por traumas, doenças ou libertar espiritos maus. A primeira ainda é aceite como procedimento médico. A ultima morreu nas partes do mundo em que o conhecimento cientifico substituiu crenças nos demónios invasores. Huges conseguiu atrair alguns seguidores que têm buracos nas suas cabeças.


Links

recuarhome