Cartilagem de Tubarão e Cura do Cancro

Cartilagem de tubarão em pó foi apresentada como cura para o cancro, especialmente pelo Dr. William Lane, cuja companhia o produz sob o nome de BeneFin. Lane escreveu dois livros, ambos debaixo da afirmação falsa de que os tubarões não teem cancro. Tubarões teem cancro, até nas suas cartilagens.

Dr. Lane é um exemplo de como a medicina alternativa é normalmente inutil ou perigosa. Pega num pouco de conhecimento, generaliza, inicia uma companhia para produzir o remédio milagroso, escreve livros e artigos apoiando a sua própria investigação e produto, e vai a um show na televisão onde se refere que pode haver algo de verdade no afirmado, e responde às criticas afirmando que conspiram para o denegrir pois ele é uma ameaça à medicina tradicional.

Não há estudos cientificos feitos por investigadores independentes que substanciem a cartilagem de tubarão como tratamento eficaz para o cancro. Pelo menos num, o tratamento foi considerado ineficaz.

Lane teve a sua inspiração a partir do trabalho de cientistas que injectaram cartilagem de boi e tubarão na corrente sanguinea de coelhos e ratos com cancro. O produto inibiu a  angiogenese, o crescimento de vasos sanguineos que fornecem nutrientes às células cancerigenas. Contudo, nem todos os cancros confiam na angiogenese. A maior parte dos investigadores duvidam que a cartilagem tomada oralmente resulte em quantidades significativas atingindo o local do tumor. Acreditam que é uma proteína na cartilagem que afecta a angiogenese e que aquela é digerida em vez de absorvida pela corrente sanguinea por onde poderia chegar ao local do tumor. Injectar cartilagem de tubarão directamente na corrente sanguínea pode resultar numa resposta adversa do sistema imunitário.

O melhor que se pode dizer de tomar oralmente pilulas ou pó de cartilagem de tubarão é que é um método não aprovado de cura de cancro.


Links

"Taking a Bite out of Shark Cartilage," Lynn McCutcheon, Skeptical Inquirer, September/October 1997.

recuarhome