sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário do Cético

Busca no Dicionário do Cético




Busca Avançada

vertline.gif (1078 bytes)  

Brights

Bright [NT: "brilhante" em inglês] é uma pessoa que vê o mundo sob uma perspectiva naturalista, isto é, isenta de elementos sobrenaturais ou místicos. O termo foi cunhado por Mynga Futrell e Paul Geisert, dois Brights de Sacramento, na Califórnia, que acreditaram que seria de bom senso adotar uma denominação comum para os ateus, agnósticos, livres-pensadores, materialistas, naturalistas, racionalistas, humanistas seculares e céticos. * Segundo Futrell e Geisert:

O singelo nome Bright reúne sob a mesma classificação uma grande diversidade de pessoas que possuem uma visão naturalista do mundo. Sob essa classificação ampla, essas pessoas podem , como Brights, ganhar força social e política numa sociedade impregnada pelo sobrenaturalismo. *

Também afirmam: "Não podemos designar outras pessoas como Brights. Bright é um termo de auto-identificação."

Convidam qualquer pessoa que queira ser contabilizada como um Bright a informá-los. No momento em que este texto está sendo escrito, pessoas de 40 países já se identificaram como Brights.

O termo Bright foi escolhido, segundo Futrell e Geisert, por suas associações emotivas positivas, que esperam que irão contrabalançar todos os termos negativos que a sociedade de modo geral usa para descrever os ateus, humanistas seculares e céticos.

leitura adicional

©copyright 2003
Robert Todd Carroll

traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2003-07-18

Índice

1