Raymond Moody

Raymond Moody é um parapsicologo com grau académico de medicina (do Medical College of Georgia) e Ph.D.s em filosofia e psicologia (da Universidade de Virginia). Escreveu vários livros sobre a "vida após a vida" e criou o mito da tipica experiencia de quase-morte: um zumbido; sensação de paz; flutuar fora do corpo e observá-lo de fora; percorrer o tunel para a luz; encontrar defuntos, santos, cristo, etc; ver a vida passar perante os nossos olhos; e achar isso tão maravilhoso que não queremos regressar ao nossso corpo. Esta experiencia compósita baseia-se principalmente em interpretações liberais de testemunhos e histórias de médicos, enfermeiras e doentes. Caracteristico do trabalho de Moody é a omissão de casos que não encaixam na hipótese. Se se acredita em Moody ninguem teve uma experiencia de quase-morte horrivel. Talvez seja por isso que vende milhões de exemplares.

Moody conduz os seus estudos paranormais do seu instituto privado no Alabama rural, a que chama The John Dee Memorial Theater of the Mind. Dee popularizou-se com cristais na Inglaterra do seculo 16. Moody é o continuador em espirito de Dee, tentando provocar aparições de mortos em condições controladas. Moody tem um quarto espelhado onde as pessoas podem fazer scry, esperando a visita de um ente defunto. A reporter da cadeia ABC tentou durante 45 minutos mas não teve visitas. Talvez não tivesse um desejo forte. Talvez não tivesse a crença em que plhar para espelhos induz um estado alterado de consciencia. Talvez lá devesse ter ficado um ou dois dias.

Embora existam muitas fraudes que afirmam poder ver o passado ou o futuro por diferentes meios de adivinhação, tambem deve haver muitos casos em que as pessoas alucinam devido a privação sensorial, concentração extrema, fixação numa superficie uniforme ou caleidoscopica. Moody e muitas das suas visitas reclamam sucesso na visita dos espiritos ao quarto espelhado. Moody, como Charles Tart, está convencido que um aestado alterado de consciencia é a passagem para o outro mundo. Fixar espelhos é apenas um dos métodos que Moody utiliza para tentar induzir um estado alterado.

Moody defende tambem a regressão a vidas passadas. Afirma que era céptico quanto à reincarnação até se ter sujeitado a hipnoterapia durante a qual descobriu que tinha tido nove vidas. Naturalmente, escreveu um livro sobre o assunto. Afirma que qualquer um pode experimentar uma "viagem a vidas passadas" e que tais viagens ajudam a vencer fobias, compulsões, vicios e depressões, entre outras coisas

Em 10 de Maio de 1998, Moody aceitou a Bigelow Chair in Consciousness Studies na University of Nevada, Las Vegas. Sucede a outro bem conhecido parapsicólogo, Charles Tart. Talvez o defensor de raptos por ETs Dr. John Mack suceda a Moody.

Moody é citado como tendo afirmado: "Estou encantado por ter a oportunidade de ensinar de novo, e penso que a UNLV deve ser aplaudida pela sua determinação em aderir aos mais estritos padrões de rigor cientifico acerca de afirmações de "evidências" racionais ou "provas" da continuação da consciência após a morte do corpo... os extraordinarios estados de consciencia vulgarmente designados por paranormais são uma preocupação humana duradoura que não irá desaparecer, e espero que os estudantes com um interesse sério nestes tópicos possam parender sobre os fenómenos paranormais a partir de uma perspectiva não ideológica." Sem duvida. Falta ver que tipo de rigor não ideológico Moody vai aplicar. Para já anunciou que convidou Brian Weiss, M.D., "especialista em regressão a vidas passadas," para conduzir um seminário. Tambem convidou uma pessoa chamada Dianne Arcangel que, segundo Moody, é "especialista no campo das aparições facilitadas."


Links

LifeAfterLIfe.Com

Um quiropratico entrevista o Dr. Moody

recuarhome