Meditação Transcendental  (MT)

"Como estudante na Maharishi University of Management descobre que quando experimenta a consciência transcendental, está a experimentar o oceano de consciência ou inteligência, que é a base da vida e evolução do universo."

"Mais de 500 estudos cientificos conduzidos em mais de 200 universidades e instituições de investigação em 33 países documentaram os benefícios da Meditação Transcendental (MT) para a mente, o corpo, e o ambiente." [The Transcendental Meditation (TM) Program at Maharishi University of Management]

Uma afirmação interessante, visto "consciência transcendental" não ser um conceito cientifico, mas metafisico.

Meditação Transcendental  (MT) é um conjunto de técnicas hindus de meditação introduzidas no ocidente por Maharishi Mahesh Yogi. MT (ou TM segundo as palavras na lingua inglesa e que são registadas e patenteadas!) alegadamente leva o pratcante a um estado especial de consciência muitas vezes caracterizado como "iluminação". O método envolve recitar um mantra, uma alegada expressão especial que muitas vezes não é mais que o nome de um deus hindu.

O movimento MT começou em 1956 na India e é agora mundial, afirmando ter mais de 4 milhões de seguidores, embora o numero real seja provavelmente muito inferior. Muitos conhecem a MT graças aos Beatles, que andaram com Maharishi nos finais dos sessenta. Os  Beatles podem ter achado que dinheiro e fama não os enchia e viraram-se, como muitos outros, para o oriente à procura do seu caminho para a felicidade. Muitos no ocidente viraram-se para a India, desgostosos de enfase no dinheiro, poder e fama que parece dominar os nossos valores. A meditação oferece um meio de atingir um ponto mais alto que qualquer droga, bem como uma trip sem efeitos desagradáveis. 

Uma das principais afirmações da MT é ser um meio cientifico de vencer o stress. MT afirma ser baseada na "Ciência da Inteligência Criativa ," em que pode obter uma graduação na Maharishi University of Management (anteriormente Maharishi International University) em Fairfield, Iowa, que oferece "um Conjunto Completo de Disciplinas Académicas para Gerir comSucesso Todos os Campos da Vida." É tambem a base de um conjunto de produtos de saude e beleza para venda aos que querem um corpo perfeito numa mente perfeita.

A literatura de recrutamento da MT está cheia de gráficos e tabelas demonstrando "cientificamente" as maravilhas da MT. O nivel metabólico, o consumo de oxigénio, a produção de dióxido de carbono, produção de hormonas, ondas cerebrais, etc. são medidos e apresentados para sugerir que a MT leva uma pessoa a um novo estado de consciência. A verdade é que a maior parte dos "cientistas" MT não faz experiências controladas e, de facto, estão ao nivel dos parapsicologos quando chega ao desenho e controle da experiência, ou seja, incompetentes, se não mesmo fraudulentos. Ou os estudos são triviais: tem os mesmos resultados fisiológicos se se relaxar. Mas, de acordo com defensores da MT, os testes indicam que a MT produz "traços neurofisiologicos difertentes da relaxação ou do descanso."(Judy Stein, correspondencia pessoal). Criticos discordam e citam estudos sugerindo que a MT pode prejudicar a saude. Por exemplo, um estudo alemão feito em 1980 mostrou que três quartos de meditadores de longa duração sofreram efeitos adversos na sua saude. Aconselho precauções quanto a tirar conclusões deste estudo, não só porque o grupo era pequeno, mas porque a MT atrai pessoas que estão em stress e procuram alivio. Portanto, os que teem problemas fisicos ou psiquicos após a meditação já os podem ter antes de começarem. Ou seja, a meditação não lhes fez mal, mas tambem não os aliviou dos seus problemas.

Provavelmente a mais incrivel afirmação dos Mts é de que podem voar- bem, não é mesmo voar, é mais flutuar. MT apostava na meditação nos seus inicios. Passaram na TV clips em que se viam MTs saltando na posição do lótus, afirmando estarem a levitar. Aparentemente, era fácil de provar esta falsidade e agora os MTs não o afirmam, embora alguns sustentem que podem atingir conjunto de poderes sobrenaturais ou paranormais através da MT, incluindo invisibilidade. Isto não surpreende, visto a MT ser uma religião. E, enquanto uns se interessam pelos beneficios para a saude, outros juntaram-se para encontrar "Deus" ou o que quer que chamem à Realidade Ultima.

Um dos poderes demonstráveis afirmados pela MT é o "efeito Maharishi." Este é outro facto demonstrado pseudo-cientificamente: "meditação colectiva causa mudanças num campo fisico unificado, fundamental, e essas mudanças radiam para a sociedade e afectam todos os aspectos da sociedade para melhor." [Barry Markovsky] Um estudo da MT afirma que o efeito Maharishi foi responsável na redução dos crimes e acidentes nas vizinhanças da Maharishi University em Fairfield, Iowa, bem como no aumento das colheitas de trigo. James Randi investigou junto da Fairfield Police Dept, do Iowa Dept of Agriculture e no Dept of Motor Vehicles e verificou que os dados apresentados pelos cientistas da MT eram inventados.[nota]

A MT está, como outros grupos religiosos dos nossos dias, fortemente envolvido na politica. The Natural Law Party é a tentativa da MT de introduzir os seus ensinamentos metafisicos e práticas em todos os aspectos da vida dos EUA: educação, saude, economia, prisões, energia, ambiente...

Houve tambem tentativas de introduzir a MT nas escolas publicas. Por exemplo, a edição de 1 de Março de 1995 do Sacramento Bee afirma que John Black, director de um programa de MT em Palo Alto, California, tentou convencer escolas de San Jose a permitir-lhe ensinar MT nas escolas. Meditação nas aulas, afirma, reduziria gravidezes adolescentes, a violencia, a droga, aumentando o aproveitamento. Esta poderosa mensagem foi entregue com o titulo de "Solucionando a Crise nas Nossas Escolas."

Pessoas como John Black pode acreditar que a MT pode conseguir isto, mas não podem provar que a MT nas escolas consiga os nobre objectivos que propoem. John Black diz que "a crise nas escolas é devida às pessoas estarem sob stress." Pode estar certo mas os directores das escolas não ficaram convencidos. Mesmo um anuncio num jornal em que o próprio Maharishi Mahesh Yogi oferecia "Um Programa Provado para Eliminar o Crime em San Jose" por uns meros 55.8 milhões por ano não convenceu a Camara local. Anuncios similares foram colocados noutras cidades. Nenhuma aceitou.

E ainda dizem que não se pode confiar nas Camaras!


Links

Randi, James. Flim-Flam! (Buffalo, New York: Prometheus Books, 1982), chapter 5, "The Giggling Guru: A Matter of Levity".


Nota

O cientista que relata estas mentiras é o Dr. Robert Rabinoff, que afirma ter um Ph.D. em fisica, a cadeira por que foi contratado pelo MIU. See James Randi, Flim-Flam!(Buffalo, New York: Prometheus Books, 1982), pp. 99-108.

Judy Stein, contudo, defende Rabinoff:"De qualquer modo, haja um estudo válido ou inválido de meteorologia de Rabinoff, não se pode negar todos estudos e investigações do Efeito Maharishi. Foi um pequeno peão cedo no jogo, e os padrões de pesquisa da MT foram elevados desde então.

De igual modo questiono os principios genéricos com que usa o termo "mentira" que para a maior parte das pessoas implica falsidade deliberada em vez de falsidade baseada em auto-ilusão e ignorância." (personal correspondence)

Apenas acrescento que alguem mentiu, Rabinoff ou quem lhe forneceu os dados. De qualquer modo, Randi não é o primeiro a acusar os cientistas da MT de mentirem. E do que li, não confio nos cientistas da MT, ou quaisquer outros que tenham uma base metafisica para suportar a sua investigação.

recuarhome