Taquiões e Takiónica

Um taquião é uma particula teórica ou onda que viaja mais rápido que a luz num mundo teórico onde os objectos teem massa negativa e o tempo anda para trás. A energia do taquião é usada para varrer "subespaços", entre outras coisas, nos programas de ficção científica, tipo Star Trek. Até agora, não há provas empiricas da existência de taquiões. "Se existem, os taquiões seriam extremamente dificeis de usar no actual nivel da nossa fisica," afirma o cientista da NASA Tom Bridgman. Apesar de serem teóricos e, se reais, dificeis de usar, e se utilizáveis, de valor desconhecido, taquiões são os principais ingredientes numa linha de produtos da New Age que vai de camas a cintos, sapatos, pulseiras, almofadas, óleos de massagem e água de taquião.

Várias empresas da New Age afirmam conhecer os taquiões e terem domado os seus poderes. Afirmam saber que "O campo taquião fornece a energia necessária para todo o organismo vivo atingir o equilíbrio, parando até ser novamente necessária. Quando é necessária, ela acorre até o equilíbrio ser novamente atingido. Mas para o caso da Natureza falhar a manutenção do seu equilíbrio  taquiónico, pode obter a sua energia taquiónica nas lojas que vendem produtos takiónicos. (a razão para a diferença de escrita tem a ver com o facto da palavra "taquião" não poder ser uma marca registada. As palavras "takião" e "takiónica" podem e são usadas para identificar os diferentes produtos.)

Algumas das empresas takiónicas fazem afirmações incriveis. Por exemplo,

Foram construidos motores que retiram a sua energia do Campo Taquião. Exibem comportamento estranho, tal como acelerarem quanto mais tempo funcionam, mesmo não estando ligados a nenhuma fonte de energia visivel.

Onde estão esses motores? Ninguem os viu, e temos de usar a fé para aceitar que existem. Talvez estejam nos veiculos que nos trazem os extraterrestres para as mutilações no gado e as experiências reprodutivas. 

Eis outra afirmação da tribo takiónica:

Os produtos takiónicos, com as suas polaridades atómicas alinhadas, aumentam a capacidade natural do corpo de obter do Campo Taquião a energia de que necessita. Os atletas descobriram que os produtos takiónicos lhes permitem resultados melhores, com tempos de recuperação mais curtos. Como condução do Campo Takiónico, os produtos estão a dar provas na área dos resultados desportivos.

O que é o "Campo Taquião"? 

O Campo Taquião é extremamente denso. A sua densidade não pode ser medida pois é um estado negativo, espelhando o universo positivo em que habitamos. Esta teoria da densidade negativa é apoiada por um fenómeno observável: a perpétua expansão do universo físico que é feita por pressão constante exercida pela expansão do invisivel. A pressão exercida pelo Campo Taquião sobre o nosso universo indica a existência de um universo extremamente denso e invisivel.

Estou certo que existem trekies e outros que acham isto interessante, mas para este pobre céptico, parece faltar algo- tal como uma aproximação à realidade. Pedem-nos que acreditemos numa forma de energia que "não pode ser provada por nenhum instrumento existente" mas que podemos usar para explicar qualquer coisa.

A teoria do taquião é holistica porque aceita a noção de dois universos interdependentes que são indivisiveis: o visivel, universo abaixo da velocidade da luz, e o invisivel, mais rápido que a luz. A teoria do taquião tambem substancia a omnipresença, um conceito meramente metafísico. Deus é   omnipresente (existindo simultaneamente em todo o lado). Isto só pode ocorrer com velocidades superiores à da luz, visto a velocidades inferiores ser necessário tempo para atravessar o espaço. Donde, a omnipresença apenas ser atributo de um taquião num universo onde o tempo e o espaço sejam uniformes.

Agora temos tudo, todos os ingredientes para a Fìsica da New Age: energia de taquião, chi, yin e yang, Deus, universos-espelho e panteismo. O unico problema parece ser que não há mais razões para acreditar na energia do taquião do que no lixo metafisico usado para o explicar. E uma vez a especulação iniciada, esta omnipotente omnipresença não conhece limites ao que pode explicar. Por exemplo, o autor afirma que "O sistema nervoso e o cérebro nada mais são do que antenas e receptores extremamente sofisticados para receber, processar e transformar os recursos do Campo Taquião," e que "algumas pessoas aprenderam a usar esses recursos para curar melhor do que a maioria."

Todas as afirmações acima são uma introdução do seu autor à linha de produtos takionicos que tem para venda. A Energia da New Age é especialmente vendida na saúde alternativa, onde os produtos para nos tornar saudáveis e felizes são limitados pela imaginação, como a Energia New Age. Temos um cinto takiónico por 268,95 dólares que pretende melhorar a circulação e aumentar a força... Mas o favorito é a água takiónica: uma pequena garrafa com água por 27,95 dólares que é "pure and cluster-free".

Outro empresa da New Age, que se chama itself Advanced Tachyon Technologies (ATT), oferece muitos mais produtos, incluindo para cães e gatos. A ATT tem produtos que podem melhorar a sua vida amorosa (incluindo um chamado sumo de pantera) e as suas capacidades atléticas, não sendo as duas mutuamente exclusivas. Teem produtos para diminuir a dor e melhorar o cérebro. Teem mesmo kits de equilibbrio do chakra para os que necessitam de um impulso takiónico para a sua meditação. Pode mesmo comprar um casulo taquionizado por 396 dólares.


Poucas coisas são mais intimidantes para o não-cientista do que a fisica moderna. Mesmo uma pessoa com educação tem dificuldade em compreender as mais básicas afirmações sobre as entidades e possiveis entidades do mundo sub-atómico, para não falar sobre o que se passa nos limites do universo. Mesmo os conceitos de sub-atómico e limite do universo baralham o espirito. Talvez por isso muitos fogem da ciência e se refugiam em interpretações religiosas fundamentalistas quanto á origem e natureza do universo.

Outra resposta para a aparente natureza transcendental dos conceitos da fisica moderna tem sido interpretá-la em termos de antigas doutrinas metafisicas populares durante milhares de anos em lugares exóticos (para a mente ocidental) como a India e a China. A noção de "harmonia" entre a metafisica antiga e a ciência moderna atrai os que aceitam a ciência e rejeitam as seitas cristãs em que foram educados, mas ainda teem objectivos espirituais. Aceitar esta noção de "harmonia" tem a virtude de evitar aparecer como um imbecil que rejeita a ciência para aceitar a religião. Como tal, teem pelo menos um traço em comum com os "cientistas criacionistas": recriam a ciência segundo a sua imagem e para os seus propósitos. Ciência é a mulher a dias da Religião, como a Filosofia o foi da Teologia na Idade Média.

Actuando como os aceleradores nucleares actuam sobre os átomos, os teóricos da New Age partem os conceitos em bits, só que alteram-nos como Heisenberg jamais sonhou. Podemos falar da "fisica da New Age" porque o que fizeram aos conceitos da fisica moderna foi remodulá-los numa metafisica com a sua tecnologia e linhas de produtos próprios. Nada demonstra isto mais claramente que o conceito New Age de "energia". Em Fisica, a ideia básica de energia é a capacidade de um sistema fisico produzir "trabalho". "Trabalho", em Fisica, é definido como o produto de uma força vezes a distância a que actua. "Energia" é um termo para exprimir o poder de mover coisas, mesmo se só potencialmente. A New Age é sobre como aumentar a sua energia, sintonizar com a energia do universo, manipular energia, para poder ser feliz, realizado, bem sucedido, amado, e a vida possa ser significativa. Em resumo, a New Age é sobre como se tornar Deus, um ser omnipotente, eterno, capaz de magias, o poder de mover coisas com a vontade.

Claro que a Energia da New Age nada tem a ver com mecanica, electricidade, ou o nucleo do átomo. Tem mais a ver com coisas como o chi. Não pode ser medida por nenhum instrumento conhecido. Não há ergs, joules, volts, calorias de energia da New Age. Só pessoas especiais com poderes especiais que "afinam", alinham", "equilibram", "canalizam", manipulando a Energia da New Age, podem medir essa energia. Como? Medem sentindo-a. Podem sentir a energia, sentir as vibrações. Estão sincronizados com as cordas cósmicas. Vibram com a harmonia das esferas.


Links  

Baadhio, Randy A. Geometrical tachyon and grafted string world sheet  (Berkeley, Calif.: Mathematical Sciences Research Institute, 1991).

Forward, Robert L. Future Magic: How Today's Science Fiction Will Become Tomorrow's Reality  (Avon
Books, 1988).

Herbert, Nick. Faster Than Light: Superluminal Loopholes in Physics (Plume Books, 1988).

recuarhome