sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário Céptico

Busca no Dicionário Céptico




Busca Avançada

vertline.gif (1078 bytes)

terapia do campo de pensamento

Terapia do Campo de Pensamento (Thought Field Therapy, ou TFT) é um tipo de terapia cognitiva com uma roupagem de medicina tradicional chinesa. Foi desenvolvida em 1981 pelo Dr. Roger Callahan, um psicólogo cognitivo. Ao tratar uma paciente com fobia de água, pediu a ela que pensasse em água enquanto ele dava tapas no seu estômago. Ele afirma que a paciente disse ter repentinamente superado o medo de água de toda uma vida. Ele atribui a cura aos tapas, que pensa terem desbloqueado "energia" no meridiano do estômago da paciente.

A TFT alegadamente "proporciona alívio imediato para desordens de stress pós traumáticas, vícios, fobias, medos e ansiedades, tratando diretamente os bloqueios no fluxo da energia criados por um padrão de pensamento perturbador. Ela virtualmente elimina qualquer sentimento negativo previamente associado com um pensamento." *

A teoria por trás da TFT é que as emoções negativas causam bloqueio da energia e que, se a energia for desbloqueada, então os medos desaparecem. Pensa-se que dar tapas em pontos de acupressura é o modo de desbloquear a energia. Alegadamente, leva apenas cinco a seis minutos para se obter uma cura. O Dr. Callahan afirma ter uma taxa de sucesso de 85%. Ele faz até mesmo curas por telefone usando "Tecnologia de Voz" em crianças e animais; através da análise da voz ele afirma poder determinar em que pontos no corpo o paciente deve dar tapas para se tratar.

Por US$145 e um dia do seu tempo, a equipe do Dr. Callahan pode treiná-lo para tratar com sucesso pessoas que sofrem de desordem de stress pós-traumática, traumas, fobias e vícios. O treinamento é restrito a "profissionais da saúde mental licenciados ou certificados, profissionais médicos, assistentes sociais, terapeutas de massagem, acupunturistas ou médicos homeopatas, ativamente empregados em seu campo."

Por US$280 e um dia do seu tempo, a equipe do Dr. Callahan pode treiná-lo para tratar com sucesso pessoas com desordem obsessivo compulsiva, depressão e ataques de pânico.

O Dr. Callahan tem uma teoria de que os pensamentos têm campos e de que esses campos têm um efeito sobre o corpo. Ele também afirma que há uma correspondência de um-para-um (isomorfismo) entre perturbações causadas por emoções negativas e pontos de meridianos de energia específicos no corpo. Ele afirma conhecer o algoritmo exato (onde dar tapas) para cada tipo de perturbação. Como ele sabe qualquer uma dessas coisas não é claro, embora pareça que ele fabricou a teoria de forma a se encaixar em antigas crenças chinesas em chi e meridianos, e ele parece ter elaborado os algoritmos por tentativa e erro. Ele parece não ter feito nenhum estudo controlado para eliminar a possibilidade de desvio para a confirmação. Eles confia em testemunhos para apoiar suas crenças e portanto não pode ter certeza de que os efeitos que observa não se devem a técnicas padrão de terapia cognitiva (inclusive fazer o paciente pensar naquilo que o assusta), ao invés dos tapas em pontos de pressão específicos.

Veja verbetes relacionados sobre acupuntura, chi, EMDR, Navalha de Occam e yin e yang.

leitura adicional

©copyright 2000
Robert Todd Carroll

Traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2001-06-24

Índice