sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário do Cético

Busca no Dicionário do Cético




Busca Avançada

vertline.gif (1078 bytes)  

charlatanismo

Charlatanismo costumava ser um termo pejorativo usado para descrever o curandeirismo. À medida que o curandeirismo foi se tornando mais popular, e à medida que usar termos pejorativos foi se tornando politicamente incorreto, exceto para as classes anteriormente oprimidas, charlatanismo passou a ser chamado de medicina alternativa e medicina complementar pelos que as praticam, e de terapias não-comprovadas pelos que as criticam. Quando o charlatanismo é misturado com medicina científica, esta última é chamada de modalidade convencional, e o resultado é chamado de medicina integrativa pelos que a praticam.

O charlatanismo geralmente envolve a integração de metafísica e coisas como magia simpática ou espiritualismo com o processo de cura. O que falta ao charlatanismo em matéria de estudos científicos, lhe sobra em porções generosas de cuidados e superdoses de esperanças.

Quackery [N.T.: charlatanismo em inglês] é uma abreviação de quacksalver, e provavelmente não tem qualquer relação com o grasnido dos patos. Quacksalver é derivado de duas palavras do holandês médio, e aparentemente significa curar com ungüentos. No entanto, quacken significa gabar-se. Assim, um kwakzalver poderia ser um curandeiro que se vangloria. Neste caso, medical quackery [charlatanismo médico] seria um oximoro.

leitura adicional

Barrett, Stephen e William T. Jarvis. editores. The Health Robbers: A Close Look at Quackery in America, (Amherst, N.Y.: Prometheus Books, 1993).

Gardner, Martin. Fads and Fallacies in the Name of Science(New York: Dover Publications, Inc., 1957), cap. 16.

Randi, James. The Faith Healers (Amherst, N.Y.: Prometheus Books, 1989).

Raso, Jack. "Alternative" Healthcare: A Comprehensive Guide (Amherst, NY: Prometheus Books, 1994).

Raso, Jack. "Mystical Medical Alternativism," Skeptical Inquirer, setembro/outubro de 1995.

Stenger, Victor J. "Quantum Quackery," Skeptical Inquirer. janeiro/fevereiro de 1997.

©copyright 2002
Robert Todd Carroll

traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2002-05-27

Índice