vertline.gif (1078 bytes)

bio-ching

O Bio-ching é a união da moderna pseudociência dos biorritmos com o antigo misticismo supersticioso do I Ching. O Bio-ching foi criado por Roderic Sorrell, D.D. e Amy Max Sorrell, D.D., que se descrevem como "terapeutas" em seus sites gêmeos. Os Sorrell usam um programa de computador que cospe alguma coisa do I Ching para cada uma das 512 combinações biorrítmicas do seu sistema. Em resumo, eles acrescentaram um biscoito da sorte eletrônico (com equivalente sabedoria) ao gráfico do biorritmo.

Eles se prepararam para sua grande inovação vivendo em uma casa flutuante na baía de San Francisco por vários anos, "colhendo amostras do Empório da Nova Era que é a Califórnia." Aprenderam então sobre "a energia dos meridianos da acupuntura, o poder da massagem profunda do Rolfismo" e "as práticas esotéricas da meditação Taoista." Estudaram "cura herbal" e "foram apresentados às abordagens eletrônicas da mente surgidas recentemente: estimulação sonora e luminosa das ondas beta, alfa, theta e delta, e o biofeedback." Ao mesmo tempo, se tornaram mestres em reiki.

Os Sorrell descrevem a si próprios como delirantemente felizes e em paz com o mundo em sua nova casa em Truth or Consequences, Novo México. Eles querem fazer você feliz também, e ajudá-lo a atingir a tranqüilidade interior ou corrigir qualquer que seja a inadequação física ou espiritual que você tiver. Assim, eles oferecem retiros privativos (mínimo de 3 dias) para casais, parceiros e amigos por US$250 por dia por pessoa. Além do aconselhamento espiritual, você tem alojamento e hospedagem por este preço. Por mais US$500, você pode fazer um retiro por 3 dias na casa flutuante deles, em um lago próximo. Quando estiver lá, pergunte a eles sobre a sua união da água com o reiki para formar a nova terapia do aqua-reiki. Pergunte sobre sua "máquina de som e luz," sua "máquina de bio-feedback," e suas "fitas subliminares." 

O Bio-ching poderia muito bem ser chamado de uma folie à deux deux.*  


*Uma folie à deux é a presença da mesma ilusão em duas pessoas proximamente associadas entre si. Quando duas pessoas iludidas trazem juntas duas bobagens para formar uma nova ilusão, temos a clássica folie à deux deux.

©copyright 2000
Robert Todd Carroll

Traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2000-01-29