sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário do Cético

Busca no Dicionário do Cético




Busca Avançada

CAN YOU VASTU? de Michael Rovner

vertline.gif (1078 bytes)


vastu

Pense no vastu como uma ioga para o lar.*

O Vastu é a versão indiana do Feng Shui (ou será o Feng Shui a versão chinesa do Vastu?). De qualquer forma, é conhecido por vários nomes, entre eles Arquitetura Védica, Sthapatya Ved, vastu vidya, e vastu shastra. No entanto, tem um único objetivo: criar edificações em harmonia com a Natureza. Isso leva a uma maior felicidade, mas só pode ser feito com a ajuda da numerologia e da astrologia. É preciso compreender todas as influências planetárias e conexões numerológicas com o Cosmo para que se obtenha a harmonia em aposentos como a cozinha. Se as coisas forem feitas da forma adequada, "as refeições cozinham melhor, a assimilação melhora e o consumo de energia se torna controlado."* Diferentes qualidades de energia são dispersadas por diferentes objetos em momentos diferentes, e se uma pessoa não estiver atenta a essas mudanças, estará fora de sintonia. Se sua casa não estiver adequadamente alinhada, você poderá adoecer. Felizmente, moro numa casa cuja entrada é voltada para o leste. Muitas pessoas na vizinhança, cujas casas são voltadas para o oeste ou sul, têm maior probabilidade de sofrer de coisas como pobreza, negatividade, falta de sucesso, doenças e, naturalmente, raiva por ser tão pobre, doente e fracassado.

Não se pode negar que um local de trabalho, cozinha, banheiro ou quarto mal projetados possam causar bastante desconforto, mas será uma busca inútil caso alguém se disponha a procurar indícios científicos de que uma cozinha precise estar em harmonia com as energias lunares, ou de que a doença irá acometer alguém cuja casa tenha a entrada voltada para o oeste.

Photo by Robert T. Carroll

Terão sido o vastu ou o feng shui que inspiraram o projeto do arquiteto dinamarquês Jørn Utzon para o Opera House de Sydney?

As pessoas que presentearam a América com a meditação transcendental e a medicina Ayurvedica são também as responsáveis por nos darem o Vastu: a turma do Guru Maharishi. Adoram fazer alegações sem fundamento, como a de que a fisiologia do cérebro é significativamente diferente quando a pessoa se volta para o leste porque os neurônios disparam de forma diferente no tálamo nesta posição.* Afirmam que bastaria que construíssemos um bilhão de novas casas da maneira correta para que pudéssemos viver de forma invencível e em paz e harmonia com os outros e com o universo. Fazem diversas alegações a respeito da Lei Natural (nenhuma relação com leis científicas da natureza, pelo que sei), Consciência Cósmica, o Efeito Maharishi, vôo iogue, entoar de mantras, conexões diretas de planetas com partes do cérebro, etc. Nenhuma dessas alegações têm base científica. No entanto, só porque o Vastu -- este "sistema holístico de projeto" -- é apenas mais uma falsa filosofia natural e energética, não significa que os projetistas védicos não possam produzir acomodações belas e confortáveis. Podem, mas você não precisa que nenhum astrólogo védico lhe diga de que lado nasce ou se põe o sol, ou como identificar um ambiente desorganizado.

©copyright 2002
Robert Todd Carroll

traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2002-05-02

Índice