sd.gif (2133 bytes)
Robert Todd Carroll

 the truth is in here!
Dicionário do Cético

Busca no Dicionário do Cético




Busca Avançada

vertline.gif (1078 bytes)


efeito ideomotor

Efeito ideomotor é a influência da sugestão sobre comportamentos motores involuntários e inconscientes. O termo "ação ideomotora" foi cunhado por William B. Carpenter em 1852, em sua explicação dos movimentos dos bastões e pêndulos dos radiestesistas e de alguns dos movimentos de inclinação e levitação de mesas dos médiuns espíritas (aqueles movimentos que não eram conseguidos através de trapaça). Carpenter argumentava que o movimento muscular poderia ser desencadeado pela mente, independentemente da vontade ou das emoções. Pode-se não estar ciente do fato, mas outras pessoas ou observações podem induzir sugestões à mente, que podem influenciá-la e afetar o comportamento motor.

Testes científicos realizados pelo psicólogo americano William James, pelo químico francês Michel Chevreul, pelo cientista inglês Michael Faraday e pelo psicólogo americano Ray Hyman demonstraram que muitos dos fenômenos atribuídos a forças espirituais ou paranormais, ou a "energias" misteriosas, devem-se na verdade à ação ideomotora. Além disso, esses testes demonstraram que "pessoas honestas e inteligentes podem inconscientemente desempenhar uma atividade muscular compatível com suas expectativas" (Hyman 1999). Também demonstraram que sugestões capazes de guiar o comportamento podem ser induzidas através de pistas discretas (Hyman 1977).

O movimento de apontadores em tabuleiros Ouija, das mãos de um facilitador na comunicação facilitada, de mãos e braços na cinesiologia aplicada e alguns dos comportamentos atribuídos à sugestão hipnótica se devem à ação ideomotora. Ray Hyman (1999) demonstrou a influência atraente da ação ideomotora no charlatanismo médico, onde produziu dispositivos como o "Detetor de Radiação de Toftness" (usado por quiropráticos) e "caixas pretas" usadas na radiestesia médica e na radiônica (popular entre os naturopatas para captar "energias" usadas em diagnósticos e tratamentos.) Hyman também argumenta que coisas como o Qi Gong e o "diagnóstico pelo pulso," populares tanto na Medicina Tradicional Chinesa como na Medicina Ayurvédica praticada por Deepak Chopra, são melhor explicados através da ação ideomotora e não requerem que se suponha a presença de nenhuma energia misteriosa como o chi.

Veja verbetes relacionados sobre leitura a frio e espiritismo.

leitura adicional

Hyman, Ray. "'Cold Reading': How to Convince Strangers That You Know All About Them," The Skeptical Inquirer Spring/Summer 1977.

Sampson, Wallace and Lewis Vaughn, editores. Science Meets Alternative Medicine: What the Evidence Says About Unconventional Treatments  (Prometheus Books, 2000). O capítulo 6 é "The Mischief-Making of Ideomotor Action," de Ray Hyman.

©copyright 2002
Robert Todd Carroll

traduzido por
Ronaldo Cordeiro

Última atualização: 2002-12-07

Índice